Outros países europeus, embora em edições históricas distintas, assistiram a instauração de regimes autoritários inspirados no fascismo e no nazismo.
- A RADICALIZAÇÃO NA ESPANHA
Em 1936, as eleições espanholas foram vencidas por uma aliança formada por socialistas, comunistas, anarquistas e republicanos. Era a chamada Frente Popular, que possuía um amplo plano de reformas econômicas beneficiando os trabalhadores. A elite espanhola decidiu resistir as mudanças.
- A GUERRA CIVIL ESPANHOLA
Os militares republicanos, unidos aos militantes de esquerda, que incluíam socialistas, anarquistas e comunistas, resistiram ao golpe. Iniciou-se, assim, a guerra civil que dividiu a Espanha.
Hitler e Mussolini enviaram armamentos e soldados para auxiliar os rebeldes. A França e a União Soviética apoiaram o governo republicano com o envio de dinheiro e armas, mais não se envolveram diretamente no conflito. A radicalização ideológica provocou massacres e a destruição de cidades inteiras. Os franquistas instauraram um regime autoritário, de inspiração fascista, que perseguiu ferozmente os opositores.
- O SALAZARISMO PORTUGUÊS
Conduzindo uma politica econômica rígida que trouxe a volta do crescimento, o ministro da Economia , Antonio Salazar tornou-se a figura mais importante do governo. Essa condição foi oficializada em 1932, quando ele foi indicado para o cargo de primeiro-ministro.
Em 1933, Salazar instituiu o Estado Novo,inspirado no fascismo, tornando-se líder supremo de um Estado autoritário. O cargo de Presidente da Republica tornou-se apenas honorifico, ficando o poder concentrado nas mãos do primeiro-ministro.
Salazar governou Portugal ate 1968, quando ficou gravemente doente, morrendo dois anos depois. O regime recebeu o nome de Salazarismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário